Crédito da foto: O Globo |
A estudante Lorrayne Isidoro, de 17 anos, foi a primeira colocada na IV Olimpíada Brasileira de Neurociências, em São Paulo, e conquistou a única vaga para representar o Brasil na 2016 Brain Bee World Championship (Olimpíada Internacional de Neurociências 2016), que acontecerá de 30 de junho a 4 de julho, na Dinamarca.
A jovem negra é filha de um ambulante e uma explicadora e estuda o 3º ano do ensino médio na unidade Engenho Novo do Colégio Pedro II.
Essa semana, o reitor do Colégio Pedro II, Oscar Halack, anunciou que a instituição federal irá custear a passagem e a hospedagem da jovem e de sua orientadora para que elas representem a escola na competição. De acordo com Halack, a unidade de ensino tem uma rubrica orçamentária para assistência estudantil, e o dinheiro será liberado.
Lorrayne soube do concurso há um ano, por meio de um cartaz divulgado no colégio. Nas férias, enquanto muitos curtiam o descanso e marcavam encontros pelo WhatsApp, ela fazia aulas num curso de verão em neurociências, oferecido pela UFRJ e pela UFF.
ARRECADAÇÃO ONLINE
Antes mesmo de saber que o colégio iria ajudar nos custos da viagem, a equipe da Olimpíada Brasileira de Ciências organizou uma ‘vaquinha’ on-line para ajudar a estudante a viajar com conforto e em igualdade de condições com outros concorrentes. Caso queira contribuir, o link para a arrecadação continua no ar:
Fonte: Geledés Instituto da Mulher Negra e O Globo
Nenhum comentário
Postar um comentário