No dia 25 de maio comemora-se o Dia da África, data em que 32 chefes de estado africanos se reuniram na Etiópia, em 1963, e criaram a Organização de Unidade Africana (OUA), com objetivo de libertar o continente do colonialismo e do apartheid, e ainda promover a emancipação do povo africano.
Devido à importância desta reunião, em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 25 de maio como o Dia da África ou Dia da Libertação da África. Em julho de 2002, a OUA deu lugar à atual União Africana (UA), porém o Dia da África permaneceu o mesmo, por ter sido a data em que foi tomado o ponto de partida.
O 25 de Maio tem profundo significado na memória coletiva dos povos do continente africano, pois simboliza a luta por sua independência e emancipação política. A criação do Dia da África configurou-se no maior compromisso político de seus líderes para acelerar o fim da colonização européia no continente e do regime segregacionista do apartheid, na República Sul Africana, país situado no extremo sul do continente.
O Dia da África é a manifestação do desejo de organizar uma África com seus sonhos e desenvolvimento com democracia e progresso, mas respeitando o meio ambiente.
*Fontes: www.ugt.org.br e www.melhorenaescola.r7.com
Nenhum comentário
Postar um comentário